Fundada em 2001, a Oportuna combina tecnologia e investimentos de forma objetiva: desenvolvemos uma tecnologia inteligente para prospectar e obter melhores investimentos na área de ativos judiciais. Dirigida por Luiz Corino e Francisco Corino, pai e filho combinam suas expertises nos mercados financeiro e de TI na Oportuna Invest.

“Nossa ideia é deixar esse mercado de precatórios federais mais dinâmico com uma empresa focada em investimentos usando a tecnologia desenvolvida nesses aportes”, diz Luiz Corino, graduado em Administração de Negócios pela Fundação Armando Álvares Penteado – Faap, e com mais de 13 anos de expertise no mercado financeiro, estruturando fundos de precatórios e vendendo produtos customizados para bancos, empresas familiares e gestores de fundos.

Além do faro para os investimentos, foi profundamente necessária a expertise de Francisco Corino, engenheiro de produção, formado pela Politécnica, em 1974, com mestrado na PUC RJ em Inteligência Artificial. “Sempre gostei de me envolver e conhecer tanto quanto os usuários conheciam”, conta. Essa curiosidade foi fundamental na criação da Oportuna, cujo foco principal era, a princípio, a tecnologia.

Conforme o tempo passou, perceberam que podiam unir suas expertises e transformar a Oportuna no que ela é atualmente. “Com experiência em desenvolver sistemas para empresas do mercado de investimentos, nos animamos com esse mercado que mistura tecnologia e mercado financeiro”.

Hoje, a empresa conta com uma equipe treinada e um sistema bastante complexo e desenvolvido, com dezenas de bots que filtram e realçam informações, deixando cada vez mais ágil e eficiente o processo de auditoria dos ativos. Isso facilita não só a auditoria, mas toda a transparência dos processos, controle de qualidade das operações e relacionamento com investidores e cedentes de ativos.